THE GRAPHIC EDITING AND VISUAL COMMUNICATION IN PRINT JOURNALISM MAGAZINE
THE GRAPHIC

Palavras-chave

Newsmagazines. Graphic analysis. Veja. Elective process. Visual Communication

Como Citar

Norberto Ribeiro Soares, F. ., & Camargo, C. . (2023). THE GRAPHIC EDITING AND VISUAL COMMUNICATION IN PRINT JOURNALISM MAGAZINE: A CASE STUDY OF VEJA’S FRONT-PAGES IN 2010 ELECTIONS. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 3(06), 153–176. https://doi.org/10.51249/gei.v3i06.1078

Resumo

This study shows a brief historic of the newsmagazine in Brazil, putting special attention to the contexts of their emerging and propagation in the country .The empirical base aim to do a graphic analysis of the magazine Veja during the elective process in 2010, with the objective of explore the choice and application of visual communication’s aspects on Veja’s front-pages.

https://doi.org/10.51249/gei.v3i06.1078
THE GRAPHIC

Referências

AZEVEDO, Aline Fernandes de. O Discurso Jornalístico: Revistas Época e Veja e a Cobertura Eleitoral de 2002. In: V ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 2005, Rio de Janeiro: Zahar Editores , 2005, p. 15- 27.

BULAWSKI, Fabiane Maldaner. Jornalismo visual e infografia : uma análise das revistas de informação Veja, Época, IstoÉ e CartaCapital. TCC (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, 2009.

CADENA, Nelson Varón. Radiografia da primeira edição de Veja. Portal Imprensa UOL. Disponível em: <http://portalimprensa.uol.com.br/colunistas/colunas/2008/09/01/imprensa281.shtml>. Acessado em 05 maio. 2013.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5.ed. [rev.]. São Paulo: Saraiva, 2006.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6.ed. São Paulo: Blucher, 2011

JUCÁ, Kelma. Evolução gráfica da revista Veja em três décadas de existência. Janus, Lorena, v.2, n.2, p. 76-96, 1º semestre de 2005.

NASCIMENTO, Ceolin Patrícia. Jornalismo em revistas no Brasil: um estudo das construções discursivas em Veja e Manchete. São Paulo: Annablume, 2002.

NETTO, J. Teixeira Coelho. Semiótica, informação e Comunicação. 6.ed. São Paulo: Perspectiva S.A., 2003.

VIEIRA, Wilder Mendes. Análise das matérias de capa da revista Veja: estudo do estilo magazine, dos critérios de noticiabilidade e da responsabilidade na produção jornalística. Monografia (Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo) – Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH, Belo Horizonte- MG, 2005.

WERNECK, Humberto et al. A revista no Brasil. São Paulo: Ed. Abril, 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...