Resumo
This article aims to reflect on teacher education in the perspective of inclusive education. To do so, it is anchored in the thinking of Brazil (2001), Glat and Nogueira (2002), Mendes (2006) and Silva (2003), among others, aiming at understanding how the insertion of the disabled student occurs in regular school and how if they give the teacher training to serve this clientele. From this academic production, it is possible to contribute to the reflection on inclusive pedagogical practices that should be privileged in the school and from the need for the continued formation of the teacher who opts for inclusive education for all.
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Brasília: Senado Federal, 1996.
BRASIL. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC/SEE, 2001.
BRASIL. Educação inclusiva: a escola. Brasília: MEC/ SEE, 2004
BRASIL. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. Brasília, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Documento subsidiário à política de inclusão. Brasília: SEESP, 2008.
CHAUÍ, M. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.
CORTELAZZO, Iolanda Bueno Camargo. Portadores de necessidades especiais, docência e tecnologias: como vencer a exclusão? Curitiba, UTP, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GLAT,Rosana.; NOGUEIRA,M.L.L. Políticas Educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Integração. Ano 14, n.24, 2002.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Desafios atuais na formação do professor de educação especial. Revista Integração. Brasília: MEC/SEESP, vol. 24, 2006
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Palestra proferida no Parlamento Latino-Americano - Parlatino de São Paulo, em 05.10. 2006. Palestra publicada na Revista Simpro-SP, São Paulo: 2007
SILVA, Maria Odete Emygdio da. A análise de necessidades na formação contínua de professor: Um contributo para a integração e inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular. São Paulo: AVERCAMP, 2003.
SILVA, Otto Marques da. A epopeia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. CEDAS, São Paulo: 1987.