A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMO POLÍTICA EDUCACIONAL EQUITATIVA: EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO JUSTA SOB O VIÉS DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
A BASE NACIONAL

Palavras-chave

BNCC. Equidade. Desigualdade. Sociedade

Como Citar

Arnhold, D. T., & Lorenz Martin, R. . (2021). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMO POLÍTICA EDUCACIONAL EQUITATIVA: EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO JUSTA SOB O VIÉS DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(03). https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.402

Resumo

O presente estudo busca discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular como política educacional equitativa, pressupondo a efetivação de uma educação justa sob o viés do desenvolvimento de habilidades e competências. Também contempla o conceito de princípio de igualdade como uma das maiores preocupações da sociedade capitalista moderna, além de problematizar a disseminação dos conhecimentos como força de divergência que atua na desigualdade social brasileira. Assim, a partir de uma discussão teórico-prática, mas também reflexiva, busca-se apresentar algumas problematizações envolvendo a constituição da sociedade atual e uma realidade educacional brasileira utópica: uma educação equitativa de qualidade que busque reduzir a desigualdade social.

https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.402
A BASE NACIONAL

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em Último acesso em 06 jul. 2021.
PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Gávea, RJ. Editora Intrínseca, 2013. 812 p.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SOUZA, Jessé. A singularidade da desigualdade social brasileira. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2009. 484 p.
UCHOA, Antonio Marcos da Conceição; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza (Orgs.) Diálogos Críticos: BNCC, educação, crise e luta de classes em pauta [recurso eletrônico]; Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.
SOUSA, Mirela Saraiva de; SILVA, Maria Celiania da.; OLIVEIRA, Hálida Késsia Galdino. Educação como meio de transformação da sociedade neoliberal. Revista Artigos. v. 3 (ISSN: 2596-0253), Volume 3. 2019. Disponível em < https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/984/545>.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...