EDUCAÇÃ0 4.0:
EDUCAÇÃO 4.0 (English)

Palavras-chave

Revolução 4.0, TIC’S, metodologias ativas, ensino híbrido, tecnologia na prática pedagógica.

Como Citar

Laryssa de Oliveira Agra, K. . (2021). EDUCAÇÃ0 4.0: : REFLETINDO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(05). https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.415

Resumo

Esse trabalho busca compreender as novas mudanças no mundo globalizado e como isso se dá dentro do sistema de educação, que traz consigo novas abordagens de ensino com o ensino híbrido e a escola invertida, que são propostas que fazem uso das tecnologias ativas em sua prática. Desse modo, os alunos são expostos a aulas mais dinâmicas e interativas onde são despertadas neles habilidades como a criatividade e o senso-crítico, nesse modelo o aluno torna-se protagonista ativo e aprende de forma significativa. Foi feita uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-descritivo, mediante entrevistas semiestruturadas com questões abertas e fechadas. Os sujeitos são professores da rede pública e privada de ensino da cidade de Caruaru – PE. Os entrevistados consideraram que quando colocados diante de uma situação onde o uso de tecnologias ativas é exigido de forma integral, como foi o caso vivenciado nesse ano de 2020 devido ao COVID-19, isso ainda se dá de forma desafiadora, e que não receberam formação adequada nessa área, tendo que buscar por si só a capacitação. As medidas sugeridas para que isso venha ser melhorado é promover mais reflexão sobre o assunto “tecnologias ativas na prática escolar” , desenvolvendo ações de capacitação e formação específica em áreas tecnológicas , fazendo uso de novas modalidades de ensino, revendo os papéis dos docentes ,discentes, assim como a estrutura física das escolas que podem promover mais interação social,  e da instituição escolar como um todo.

https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.415
EDUCAÇÃO 4.0 (English)

Referências

ALMEIDA, M.; e RUBIM, L. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo: PUC-SP, 2004.
ASSMANN, Hugo (org). Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Ensino Hibrido: personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 12 de Junho de 2020.
DEWEY, John. Experiência y Educación. Buenos Aires: Editorial Losada, 1958.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GATTI, D. C. Sociedade Informacional e analfabetismo digital: Relações entre comunicação, computação e Internet. Bauru: Edusc, Uberlândia: Edufu, 2005.
GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin. Educação Tecnológica. In: Educação Tecnológica desafios e perspectivas. Mírian P.S. Zippin Grinspun (org). São Paulo: Cortez, 1999.
HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores: Como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.
INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Relatórios. Disponível em: <https://ipm.org.br/relatorios>. Acesso em: 10 de outubro de 2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MAGALHÃES, Regina; VENDRAMINI, Annelise. Os impactos da quarta revolução industrial: o Brasil será uma potência sustentável com condições de capturar as oportunidades que surgem com as mudanças econômicas, ambientais, sociais e éticas provocadas pelas novas tecnologias? Disponível em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/26904/74093-153852-1-PB.pdf> .
MARTINS, Alessandra Freire de Oliveira; MOREIRA, Romilson do Carmo; SANTOS, Maria do Socorro Aguiar dos. O uso do laboratório de informática como suporte pedagógico nas escolas públicas estaduais do ensino Fundamental II na sede de Senhor do Bonfim - BA. Disponível em: <http://fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/perspectiva/volume5/1.pdf>. Acesso em: 12 de junho de 2020.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió; EDUFAL. 176 p. 1999.
MORAN, J. Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação. En T. N. Bacich (Org.), Ensino híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MORIN, Edgar. Os saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya, 5ed. São Paulo; Cortez; Brasília, DF, 2002.
______ Os sete saberes necessários à educação do futuro. Edgar Morin; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : 115p. UNESCO, 2000.
MULTIRIO. Conheça os detalhes do projeto gente. Disponível em: <http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/456-conheca-os-detalhes-do-projeto-gente<>. Acesso em 10 de junho de 2020.
OI FUTURO. NAVE: Núcleo Avançado em Educação. Disponível em: <https://oifuturo.org.br/programas/nave/>. Acesso em 15 de junho de 2020.
ROBINSON, Ken. Somos todos criativos: os desafios para desenvolver uma das principais habilidades do futuro; São Paulo: Benvirá. 272p. 2017.
SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
VALENTE, J. A. Visão analítica da informática na educação no brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 1, n. 1, set 1997.
WENTZEL, Marina. BBC Brasil. Quarta revolução industrial: Como o Brasil pode se preparar para a economia do futuro. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160122_quarta_revolucao_industrial_mw_ab>. Acesso em 12 de junho de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...