A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Palavras-chave

Educação Infantil, Brincar, Prática Pedagógica

Como Citar

Silva Ferreira, G. ., & Silva Francisconi, P. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(05). https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.507

Resumo

O tema proposto pelo artigo possuiu um interesse devido a um projeto de extensão que participei no ano de 2016. O projeto de extensão Brinquedoteca Itinerante da Pedagogia, aprovado ano passado pela comissão de pesquisa e extensão, trouxe muito interesse pela área. O fato é que o projeto ser focado somente em trazer entretenimento para alunos de escolas públicas, nas horas vagas, conseguiu mostrar como as crianças e as escolas têm deixado de lado os jogos e brincadeiras. E resgatar esses jogos e brincadeiras, foi de muita satisfação. E o artigo, vem mostrar a importância de assimilar conteúdos teóricos, com práticas pedagógicas. De que escola, professores, alunos e pais, precisam ter interações. E que desde a educação infantil, devemos mostrar a importância de trabalhar juntos, para conseguir despertar o interesse dos alunos, e não deixar que haja uma defasagem nas escolas. Mostrar que o professor é o principal mediador de todo o processo de escolarização.

https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.507
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Referências

AYRES, S. N. Educação Infantil: Teorias e práticas para uma proposta pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2012.

FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRIEDMANN, A. A evolução do brincar. In: FRIEDMANN, A (org.). Direito de Brincar: Brinquedoteca. 1. ed. São Paulo: Scrita: ABRINQ, 1992. (pp. 23 – 31)

GIESTA, N. C. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente?. 1. ed. Araraquara: JM Editora, 2001.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M (org). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (pp. 15 – 48)

MINAYO, M. C. de S. Ciência, tecnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S (org). Pesquisa social: teória, método e criatividade. 21. ed. Petropolis, RJ: Vozes, 1994. (pp. 9 – 29)

OLIVEIRA, Z. DE M. R. DE. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

OLIVEIRA, Maria Rita N. S. A sala de aula como objeto de análise na área didática. In: OLIVEIRA, Maria Rita N. S (org). Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. 1. ed. Campinas: Papirus, 1993.

SÁ, E. O Ministério das crianças adverte: Brincar faz bem à saúde. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...