TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
TRANSTORNO DO DÉFICIT

Palavras-chave

Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade. Crianças. Aprendizagens Significativas.

Como Citar

Elisiane Jardim Paz, R. ., & França Garcia Franquilin, L. . (2021). TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(05). https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.513

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade é uma tríade comportamental na criança caracterizada por: distração, impulsividade e hiperatividade, trazendo sérios prejuízos sociais e de aprendizagens a seus portadores. Atualmente há tratamentos medicamentosos e terapêuticos que vem auxiliar crianças com TDAH a desenvolver suas habilidades e assim, melhorar sua auto-estima. A família e a escola andando juntas também podem contribuir para que esse aluno possa ter aprendizagens significativas – além do olhar atento do professor e sua conduta afetuosa. Apesar do Transtorno do Déficit de Atenção ser reconhecido oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por diversos países, e estar no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5; no Brasil ainda não encontram-se leis específicas em âmbito federal, para alunos com esse transtorno

https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.513
TRANSTORNO DO DÉFICIT

Referências

ABDA - Associação Brasileira do Déficit de Atenção. O que é TDAH. 07/12/2010. Disponível em: <https://tdah.org.br/o-que-e-o-tdah/>. Acesso em 30/09/20.

ABDA - Associação Brasileira do Déficit de Atenção. TDAH e o processo de aprendizagem. 08/06/2016. Disponível em: <https://tdah.org.br/tdah-e-o-processo-de-aprendizagem/>. Acesso em 30/09/20.

ABDA - Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Entenda o funcionamento da legislação brasileira sobre o TDAH. 08/10/2014. Disponível em: <https://tdah.org.br/entendo-o-funcionamento-da-legislacao-brasileira-sobre- o-tdah/>. Acesso em 30/09/20.

BARRETO, Flávio Chame. Estratégias Docentes Eficazes: Quando a Neurociência, as Teorias de Aprendizagem e a Prática do Professor se complementam. Rio de Janeiro, 2014. Edição do Kindle.

BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. Tradução: Almeida Revista e Atualizada. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2007.

BÍBLIA, Português. Bíblia Sagrada. Tradução: Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Artmed, 2014. 992p.

PHELAN, Thomas W. TDA/TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Sintomas, Diagnósticos e Tratamento, Crianças e Adultos. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2005.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. São Paulo: Globo, 2014.

STEVENS, Annabelle; STONE, Carolyn; McNALLY, Siobhan. Estratégias de sucesso na escola para crianças com o TDAH. New York: Eternal Spiral Books, 2012. http://EternalSpiralBooks.com. Edição do Kindle.

WHITE, Ellen G. Mente, caráter e personalidade: guia para a saúde mental e espiritual. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...