Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar como é dada à produção textual em um livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, identificando qual concepção de língua presente nesse tópico. No 9° ano espera-se que o aluno já tenho desenvolvido o senso crítico e uma das formas de materializá-lo é através da produção textual. Desse modo, é aguardado que os textos produzidos por eles consigam fazer sentido para quem os lê e façam parte da construção de mundo dos locutores e interlocutores. O livro didático é elemento presente em sala de aula, e, por este motivo foi objeto de análise deste artigo. Por meio de um mapeamento pelas unidades do exemplar pode-se observar como as propostas de produção textual estão dispostas, os gêneros textuais a serem produzidos e as orientações de como produzi-los. As análises tiveram por embasamento teórico os conceitos do que é texto apresentadas por Marcuschi (2008) e Medeiros (2008). As concepções de língua discutidas por Brasil (1998), Geraldi (2011) e Travaglia (1996). Também serviram de base, em especial, a terceira concepção que trata a língua como interação. Na metodologia utilizou-se a análise qualitativa por prezar pela qualidade do objeto e não por valores numéricos discutidas por Flick (2009), assim como, a análise documental dos autores Lüdke e André (2012), porque o livro didático é considerado um documento.
Referências
BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília. MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Decreto-lei n° 1. 006, de 30 de Dezembro de 1938. Diário Oficial da União - Seção 1 - 5/1/1939, Página 277
CARVALHO, Laiz B. de, DELMANTO, Dileta. Português: conexão e uso. São Paulo: Saraiva, 2018
SILVEIRA, Denise Tolfo. CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel, SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.); Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.
FLICK, Uwe, Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2008.
GERALDI, João Wanderley. et al. (orgs.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SILVA, OTA, Ivete Aparecida da. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar em revista, n.35, p. 211-221, 2009, Paraná
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 1996.