Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo apresentar a pedagogia de Schoenstatt que foi organizada pelo Padre José Kentenich na Alemanha no século XX fazendo uma analise de como as concepções do Padre Kentenich pode ajudar os professores em sua pratica docente na atualidade. A pedagogia de Schoenstatt tem por essência a transformação do homem despertando nele uma identidade livre, decidida e capaz de atuar na sociedade com suas potencialidades de forma integra, autêntica e dina exercendo suas responsabilidades sociais, morais e espirituais. A metodologia usada baseia-se em pesquisa bibliográfica que apresenta uma síntese sobre o surgimento da pedagogia de Schoenstatt. O artigo está organizado em seções. Na primeira seção trataremos um pouco da biografia do Padre José Kentenich e o surgimento da pedagogia de Schoenstatt. Na segunda seção faremos um relato das suas concepções filosóficas e pedagógicas fazendo um paralelo com as tendências pedagogias de Libâneo. Na terceira seção destacamos alguns lugares onde esta pedagogia é aplicada na atualidade.
Referências
BORGES, Tatiane Angélica Phelipini; GHELARDI, Cristina Fabrício de Melo; LAWAND, Elvira Maria Perides Ir. SISTEMA PEDAGÓGICO DE SCHOENSTATT E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE. In: 1º Congresso Internacional Schoenstatt de Educação 23 a 27 de Agosto. 2016, Londrina/PR ISSN 2525-5320.
COLÉGIO MÃE DE DEUS. Projeto Político Pedagógico. Instituto Social, Educativo e Beneficente Novo Signo, Colégio Mãe de Deus – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Londrina – PR, 2015.
COLÉGIO MÃE DE DEUS. Pedagogia de Schoenstatt Sistema Pedagógico criado em 1912, por José Kentenich Instituto Social, Educativo e Beneficente Novo Signo, Colégio Mãe de Deus – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Disponível em: < http://www.maededeus.edu.br/a-escola/15/pedagogia-de-schoenstatt/23/conheca-a-p edagogia-.html> Acessado em: 23 de Maio de 2018.
CESPEDES, Cristina Rojas; DIAS, Lívia Ferreira. Um olhar sobre a prática Pedagógica na contemporaneidade, Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis, Mato Grosso 2014.
KENTENICH, José. Documentos de Schoenstatt. Tradução do original “Schoenstatt – Die Gründungsurkunden” Santa Maria/ RS: Ed. Pallotti, s/d. 1995.
KENTENICH, José. Linhas Fundamentais de uma Pedagogia Moderna para o educador católico. Santa Maria-RS: Movimento Apostólico de Schoenstatt,
LAWAND, Dioneia. Colégio Mãe de Deus: aspectos históricos, filosóficos e pedagógicos da educação. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1. Disponível em:
<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehikAH/libaneo>. Acesso em 15abr2017.
LOPES, Rita de Cássia Soares. A Relação Professor Aluno e o Processo Ensino Aprendizagem. Artigo, Ponta Grossa – Paraná, 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf.> Acessado em 6 de junho de 2018.
STRADA, Angel; PONTES, José. Proposta Pedagógica. 2ª edição. São Paulo. Editora C.I, 1998.
SCHLICKMANN, Dorothea M. Tempestades de outono 1912: O inicio de uma revolução interior... Santa Maria-RS Sociedade Mãe Rainha, 2012.