ENTRECRUZAMENTOS E OS LEGADOS AFRICANOS DE MARISE DE SANTANA:
ENTRECRUZAMENTOS (English)

Palavras-chave

Marise de Santana. Legado Afrodescendente. Educação decolonial

Como Citar

dos Santos Brandão, L. . (2021). ENTRECRUZAMENTOS E OS LEGADOS AFRICANOS DE MARISE DE SANTANA: : POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL . Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(05). https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.569

Resumo

O estudo em foco objetiva analisar algumas das contribuições da mulher, professora, acadêmica ativista, baiana e intelectual negra Marise de Santana que com seu forte legado afrodescendente contribui para a construção de uma educação decolonial no sudoeste baiano. A análise aqui proposta configura estratégias que transitam por um processo de construção curricular que traça um mapa de múltiplas entradas propondo uma educação dialógica no intuito de construir ritmos de pertencimentos grávidos de potencialidades afrodiaspóricas. E sob esse desafio é que no campo das reflexões construir um lugar ou não lugar que potencializa as políticas curriculares capazes de responder às necessidades educativas contemporâneas é extremamente necessário.  O percurso etnográfico vai na direção de pensar como as práticas dessa acadêmica ativista tem desmontado modelos hegemônicos e ocidentrocêntricos. Esse trabalho tem sua gênese a partir das formações extensionistas no ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas Raciais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, Jequié o qual fui discente nos anos de 2009 e 2010 e nas aulas pude aprender e ressiggnificar minhas práticas com as falas da potência feminina Marise de Santana. Cabe salientar que, as corroborações advindas das atividades extensionistas da Universidade ora epigrafada,bem como, as travessias acadêmicas/docentes culminaram num interesse em discutir o legado de Santana   a partir de um debate decolonial.

https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.569
ENTRECRUZAMENTOS (English)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da educação, 2005.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. CANDAU, Vera Maria Ferrão (ORGS). PEDAGOGIA DECOLONIAL E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E INTERCULTURAL NO BRASIL. Educação em Revista | Belo Horizonte | v.26 | n.01 | p.15-40 | abr. 2010

MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo, Diversidade e Equidade Luzes para uma educação intercrítica. EDUFBA, 2007.

SANTANA, Marise de. ODEERE: Formação docente, linguagens visuais e legado africano no sudoeste baiano. Vitória da Conquista Edições UESB, 2014.

SANTANA, Marise de. O Legado Ancestral Africano na Diáspora e o Trabalho Docente: desfricanizando para cristianizar. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). PUC, São Paulo, 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...