UMA PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM DEFESA DO MODELO CÍVICO-MILITAR
UMA PERCEPÇÃO

Palavras-chave

Cívico-militar. Desempenho Escolar. Educação de qualidade.

Como Citar

Allison Santos, A., Sales Barbosa, C. ., Marcos de Medeiros, J. ., Maria do Carmo da Silva Lira, C. ., Pontual Brotherhood Araujo, M. ., & Sueli Ferreira Silva, M. . (2021). UMA PERCEPÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM DEFESA DO MODELO CÍVICO-MILITAR. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(03). https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.412

Resumo

O presente estudo propõe uma análise da percepção docente, gestora e familiar sobre a parceria dos órgãos militares com a escola pública para melhoraria da qualidade da educação básica em defesa do modelo cívico-militar. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção docente, gestora e familiar sobre a contribuição do modelo educacional cívico-militar para a melhoria da qualidade da educação básica, com ênfase no acesso, na permanência e na aprendizagem. A metodologia aplicada foi uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva e de campo. A amostra foi composta por13 gestores, 30 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e 21 pais de uma cidade da região metropolitana do Recife/PE, dos quais foram submetidos a responder um questionário eletrônico. Constatou-se neste estudo que os gestores, professores e pais concordam que  modelo educacional cívico-militar contribui para a melhoria do comportamento dos alunos no ambiente familiar, escolar e social, concordam que a parceria dos órgãos militares com a escola pública contribui para melhoraria da qualidade da educação básica com ênfase no acesso, na permanência e na aprendizagem, e encaram a parceria com positividade e credibilidade, sobretudo, quando se trata da segurança da comunidade escolar, indisciplina, combate às drogas e redução da violência. Conclui-se que o modelo educacional cívico-militar pode promover valores morais, cívicos, pode melhorar o desempenho dos alunos e promover melhoria da qualidade da educação básica em escolas públicas.

https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.412
UMA PERCEPÇÃO

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Decreto nº 10.195, de 30 de dezembro de 2019d. Disponível no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Decreto/D10195.htm#art8. Acesso em: 20/01/ 2020.

_______. Ministério da Educação. Entenda as diferenças entre os modelos de escolas cívico-militares propostos pelo MEC. 2019f. Disponível no site: http://portal.mec.gov.br/compone.t/content/article/211-noticias/218175739/81851-entenda-as-diferencas-entre-os-modelos-de-escolas-civico-militares-propostos-pelo-mec?Itemid=164. Acesso em 20/01/ 2020.

_______. Ministério da Educação. Governo federal lança programa para a implantação de escolas cívico-militares. 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/79931-governo-federal-lanca-programa-para-a-implantacao-de-escolas-civico-militares; Acesso em 20/01/ 2020.

_______.Constituição da República Federativa do Brasil.1988. Disponível no site: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 05/03/2013.
_______.Decreto n. 9465, de 2 de janeiro de 2019c. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57633286. Acesso em 20/01/ 2020.

_______. Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019a. Disponível no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10004.htm. Acesso em 20/01/ 2020.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

_______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990.
_______.Manual das escolas cívico-miliares. 2020c. Disponível no site: http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/837270/RESPOSTA_PEDIDO_ECIM_Final.pdf. Acesso em: 22/03/ 2020.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 15, p. 679-684, 2006.

CAMPOREZ, Patrik. Número de escolas públicas “militarizadas” no país cresce sob o pretexto de enquadrar os alunos. Revista Época, v. 23, 2018.

EXÉRCITO BRASILEIRO. Regimento Interno dos Colégios Militares. 2011. Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial. Disponível no site: http://www.esfcex.eb.mil.br/images/menu_cms/secretaria_ca/legislacao/regulamento_interno_dos_colegios_militares_RICM.pdf. Acessado em 01/02/ 2020.

GUIMARÃES, Paula Cristina Pereira. Os novos modelos de gestão militarizadas das escolas estaduais de Goiás. XXIX Simpósio de História Nacional. Brasília, 2017.

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. 2016.

LEAL, Fabiana Maria. Por Trás dos Portões: a disciplina no colégio militar de Curitiba (1959-1964). (Monografia). Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2009.

MACHADO, N. J. Educação: Projetos e Valores. 6. ed. São Paulo: Escrituras, 2006.

MENDONÇA, Renata. Goiás aposta em ‘militarização’de escolas para vencer violência. BBC Brasil, v. 26, 2014.

PUREZA, Diego Luiz Victório. A viabilidade jurídica para a militarização de escolas públicas. Revista Âmbito Jurídico, n. 168, 21, 2018.

RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. História da educação escolar no Brasil: notas para uma reflexão. Paidéia (Ribeirão Preto), n. 4, p. 15-30, 1993.

RÊSES, Erlando da Silva; DE PAULO, Weslei Garcia.A posição de docentes da educação básica acerca da militarização de escolas públicas em Goiás. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 35, n. 3, p. 700, 2019.

SANTOS, Amilton Gonçalves; VIEIRA, Josenilton Nunes. Colégio da polícia militar Alfredo Vianna: características de uma cultura escolar-militar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 35, n. 3, p. 725, 2019.

SILVA-FILHO, Raimundo Barbosa; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017.

SOARES, Tufi Machado; FERNANDES, Neimar da Silva; NÓBREGA, Mariana Calife;NICOLELLA, Alexandre C. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais.Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, p. 757-772, 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...