Resumo
This article aims to show highlight the significanceof the Philosophy Course in the Seridó Region tracing its evolution from inception to the present day. Initially, it addresses the creation of the course, exploring the contexts and motivations for its establishment. Subsequently, the integration of the course within the structure of the State University of Rio Grande do Norte (UERN) and its reception by the institution are discussed. The outcomes achieved by the first class are also evaluated, considering the resulting academic and social impacts. Moreover, the paper examines the current challenges faced by the course. The methodology employed includes a bibliographic approach, supplemented by quantitative and qualitative research methods, providing a detailed and comprehensive analysis.
Referências
BRASIL, INEP/MEC. Disponível em: https://emec.mec.g https://emec.mec.gov.br/ov.br/. Acesso em: 28 jun. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. EMEC 2022. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 31 jul. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 31 maio 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto PL 3178/1997. Altera dispositivos do art. 36 da Lei n Q 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara dos Deputados, 1997. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposições; http://imagem.camara.gov.br/Imagem/d/pdf/DCD07JUN1997.pdf#page=73. Acesso em: 15 jan. 2021.
BRASIL. Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6303.htm. Acesso em: 24 ago. 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 out. 2022.
BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística – 2020. notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. Disponível em: http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp. Acesso em: 24 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 492/2001: aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social. Brasília: MEC/CNE, 3 abr. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC nº 1.615, de 31 de maio de 2002, publicada no Diário Oficial da União, de 3 de junho de 2002, dispõe da autorização de funcionamento do Curso de Teologia na Faculdade Eugênio Sales, mantida pelo Colégio Diocesano Seridoense.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União nº 239, de 11 de dezembro de 2019 – Seção 1– pág. 131 Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponível em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/ portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 24 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.222, de 27 de dezembro de 2019, dispõe sobre o Descrendenciamento da Faculdade Eugênio Sales, mantida pelo Colégio Diocesano Seridoense.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Regulamenta a oferta de carga horária a distância em disciplinas presenciais. Brasília, 2004. Disponível em: http://portal.mec. gov.br/sesu/arquivos/pdf/port4059-2004.pdf BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Acesso em: 15 nov. 2022.
BRASIL. Portaria MEC nº 921, de 13 de outubro de 2022. Diário Oficial da União publicado em: 14/10/2022 - Edição: 196 - Seção: 1 | Página: 90 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração dos instrumentos de avaliação de instituições de educação superior e de cursos de graduação em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2022/10/portaria-n921-13-outubro-2022.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.
BRASIL. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
CNPQ. Currículo do sistema de Currículos Lattes. Informações sobre os alunos concluintes da turma de 2002.2. Disponível em: https://www.lattes.cnpq.br/. Acesso em: 24 ago. 2022.
COMPANHIA DE JESUS. Ratio Studiorum: o método pedagógico dos jesuítas. Tradução de Leonel Franca. O método pedagógico dos jesuítas. São Paulo: Agir, 1952.
CORREIA, Juliane, 2007. O Cenário Atual da EAD In: SENAC. Curso de Especialização em Educação a Distância-vol.1versão 4.0,2007.
DANTAS, João Agripino. [correspondência] Destinatário Prof. Marcio Pacheco. São João do Sabugi-RN, 06 de agosto de 2004. 1 carta pessoal. Autografada.
GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE. Decreto 19.176 de 10 de junho de 2006. Reconhecimento do Curso de Filosofia.
GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE. Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura Conselho Estadual e Educação. Renovação de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Filosofia do Campus Central. Processo n° 66498/2014-2/SEEC/RN.
GUAREZI, Rita de. Cássia Menegaz et MATOS, Márcia Maria de. A educação a distância sem segredos. Curitiba: Ibpex, 2009.
INSTITUTO CARDEAL EUGÊNIO SALES. Ata de inscritos do vestibular, 1999.
INSTITUTO SUPERIOR CARDEAL EUGÊNIO SALES. 2ª ATA DE REUNIÃO COM OS ALUNOS, 2001.
INSTITUTO SUPERIOR CARDEAL EUGÊNIO SALES. 3ª ATA DA REUNIÃO DOCENTE DO ICS, novembro, 2001
INSTITUTO SUPERIOR CARDEAL EUGÊNIO SALES. Plano Político Pedagógico, 2000. 85p.
INSTITUTO SUPERIOR CARDEAL EUGÊNIO SALES. Plano Político Pedagógico, 2001. 96p.
INSTITUTO SUPERIOR CARDEAL EUGÊNIO SALES. Planos de Ensinos, 1999- 2001. 45p.
JASPERS. Karl. Filosofia: desde el punto de vista de la existencia. México: Fondo de Cultura Económica, 2011.
PACHECO, Marcio de Lima. A formação de professores de filosofia para o estado do Rio Grande do Norte: a aposta na filosofia diante da LDB e da volta da filosofia ao Ensino Médio. Porto Velho: Projeto de Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia, 2015, 15p.
PACHECO, Marcio de Lima. Carta a Dom Jaime Vieira Rocha. Datada de 03 de março de 2001.1. Carta pessoal-autografada. Caicó: 2001.
PACOMA, Relatório de viabiliadade de implantação de cursos de graduação e Stricto Sensu na área da Saúde na Região do Seridó, 2017, 95p.
PLATÃO. Protágoras. Fortaleza: UFC, 1986.
RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007, p. 71.
SILVA AN, Santos AMG, Cortez EA, Cordeiro BC. Limites e possibilidades do ensino à distância (EaD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa. Ciênc. Saúde Colet. 2020; 20(4), p.1099-1107. https://doi.org/10.1590/1413-81232015204.17832013
SILVA, A. K. L. da; FALCÃO, J. T. da R.; TORRES, C. C. Perfil socioprofissional do professor de EAD (Ensino a Distância) em Natal (RN) Psicol. argum;32 (78):117-125, jul.-set. 2014. Disponível em: https://pesquisa. bvsalud.org/portal/resource/pt/psi-62852
SILVA, Francisco de Assis Costa da et PACHECO, Marcio de Lima Pacheco. O latim do Missale Romanum: uma análise e comparação das mudanças das fórmulas latinas nos Missais anteriores a 1969 e de Paulo VI. Caicó/RN, Revista de Filosofia e Teologia do Instituto Cardeal Eugênio Sales. Vol. 2, 2001, p. 09-38.
SILVA, Francisco de Assis Costa da; PACHECO, Marcio de Lima Pacheco. A tradução do Missale Romanum para Língua Portuguesa: Um estudo de termos incorretos utilizados na tradução de 1970, 1983, 1997. Revista de Filosofia e Teologia do Instituto Cardeal Eugênio Sales. Caicó/RNS, Vol. 1 1999 (p. 08-40)
SILVA, Francisco de Assis Costa da; PACHECO, Marcio de Lima Pacheco. O latim utilizado nos Breviarii de Pio X, Pio XII e João XXIII: Concorrências e Discordâncias. Revista de Filosofia e Teologia do Instituto Cardeal Eugênio Sales. Caicó/RN, Vol. 2, 2000, p. 12-29)
SOBREESTUDAR, Primeira turma de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. PhD. Marcio de Lima Pacheco. YouTube Sobreestudar, 06 de dezembro de 2010. Disponível em: https://youtu.be/KFRSbEFgXFI. Acesso em: 28 ago. 2022.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. CONSEP. Resolução nº 35/2001, de 02 de agosto de 2001. Dispõe sobre o Funcionamento do Curso de Filosofia na Cidade de Caicó-RN. Mossoró: Conselho Universitário, 2001.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Convênio celebrado para Funcionamento do Curso de Filosofia, de 02 de agosto de 2001. Dispõe sobre o Funcionamento do Curso de Filosofia na Cidade de Caicó-RN. Mossoró: Conselho Universitário, 2001.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Decreto do Governo do Estado nº 19.176 de 10 de junho de 2006. Dispõe sobre o Reconhecimento do Curso de Filosofia na Cidade de Caicó-RN. Mossoró: Conselho Universitário, 2001.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia, 2017. 200p.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. RELATÓRIO GERAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SEMESTRE REFERÊNCIA 2021.2. Departamento de Filosofia Caicó. Disponível em: http://portal.uern.br/wp-content/uploads/2022/08/Relatorio_15975481_Relatorio_do_Ensino_Remoto_Emergencial_2021.1.pdf. Acesso em: 13 jul. 2022.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma Construção possível. 12 ed. Campinas: Papirus, 2001.
VIEIRA, Dom Jaime Rocha. Carta Pessoal ao Prof. Marcio Pacheco. Datada de 06 de agosto de 2001.1. Carta pessoal-autografada. Caicó: 2001.